quinta-feira, 17 de junho de 2010

Trilha do Viver: experimentando os sentidos

A Trilha do Viver vai levar você para uma viagem no tempo. Usando apenas os sentidos, você via entrar em contato com os elementos da natureza ouvindo sons, sentindo aromas, degustando sabores, tendo sensações, percebendo as transformações que ocorrem entre o homem e a natureza ao longo do tempo.

Nessa viagem mágica, você vai reviver as sensações vividas pelo homem das cavernas, renascentista, industrial, tecnológico, até os dias de hoje.



ERA PRIMITIVA
O homem era nômade e vivia da caça e pesca. Quando mudava as estações, ele com os animais procuravam regiões melkhores para viver e se alimentar. Não havias impacto no meio porque o homem dependia de tudo ao seu redor e como vivia mudando de região em região, o ambiente não era degradado.

IDADE MÉDIA
A navegação se tornou a maior aliada do homem. Com ela, o homem descobriu novos mundos, maravilhas e, a partir daí a humanidade começou a tomar novos rumos. Já não era mais difícil chegar a lugares distantes e ficou mais fácil transportarbigigangas de um lugar para outro, como utensílios domésticos e também alimentos e animais. Começaram a usar veículos de tração animal e o desenvolvimento da agricultura aumentou o tempo de vida do homem.


SÉCULO XVIII
A revolução industrial começa a tomar conta de quase todas as metrópoles, dos países desenvolvidos da época, e as cidades começam a produzir certa quantidade de lixo que, futuramente, será um dos principais causadores da poluição do mundo.

SÉCULO XIX
O mundo entra numa era de grandes descobertas. O automóvel, a criação de usinas hidrelétricas; a energia começa a se expandir para lugares mais remotos como áreas rurais; e a poluição do meio começa a aumentar gradativamente devido a liberação do dióxido de carbono e outros gases liberados no ar, na terra e na água.

ERA CONTEMPORÂNEA
O homem já devastou quase todo o planeta. O impacto no meio já é catastrófico. Em alguns lugares já não da para revitalizar o ambiente em que ele vive, o lixo e a poluição dos elementos estão incontroláveis e o aquecimento global já atinge todo o mundo.




Nenhum comentário: